onu

O 20º Aniversário do Ano Internacional da Família oferece uma oportunidade de voltar a dar relevo ao papel das famílias no desenvolvimento social e de fazer um balanço das tendências recentes na realização de políticas de família, revisando os seus principais desafios.

As rápidas transformações socioeconômicas e demográficas supõem novas dificuldades para que as famílias exerçam as suas numerosas responsabilidades. Muitos lutam para superar a pobreza e sustentar adequadamente os membros da família de todas as idades. É também cada vez mais difícil conciliar trabalho e responsabilidades familiares, assim como manter os laços intergeracionais que foram sempre a força da instituição familiar.

Em resposta a essas tendências, o evento esta com suas atenções voltadas ao estudo de políticas e estratégias orientadas para a família, visando, principalmente, enfrentar a pobreza familiar, garantir o equilíbrio entre trabalho e família e ajudar na integração social e na solidariedade intergeracional. Procura o incentivo e o progresso de políticas familiares, a sua importância para o desenvolvimento global e a atenção para o papel dos diferentes interessados em alcançar esses objetivos.

A Organização das Nações Unidas vem incentivando – tanto nas suas próprias instituições e agências, como nos governos e organizações nãogovernamentais, nas instituições acadêmicas e de pesquisa – o apoio e a promoção dos objetivos do 20º Aniversário, para o benefício das famílias em todo o mundo.


logo_iffdO IFFD tem cooperado com trabalhos no mundo inteiro para aprofundar sobre os temas de estudo do XX Ano Internacional da Família.

A IFFD – INTERNATIONAL FEDERATION FOR FAMILY DEVELOPMENT, instituição sem fins lucrativos que entre outras iniciativas coordena os cursos de Orientação Familiar em mais de 60 países – entre eles o Brasil -, pelo seu status de membro consultivo geral na ONU, sente-se especialmente responsável para criar uma maior consciência deste Aniversário e aproveitar as oportunidades que um evento desse porte oferece.

Encontro Comemorativo do XX aniversário do Ano Internacional da Família

eventosp2014

Uma das iniciativas concretas foi a realização de um evento sobre o tema em São Paulo.

O evento teve por objetivo apresentar e discutir algumas políticas e estratégias locais de apoio à família, como forma de enfrentar os desafios da atual realidade socioeconômica e demográfica e ao mesmo tempo despertar, encorajar e mobilizar os agentes sociais para o fortalecimento da família. Vários encontros semelhantes foram realizados em diversos países, em resposta ao apelo da ONU para a promoção dos objetivos deste Aniversário.


Maiores informaçõessobre a celebração do XX Aniversário do Ano Internacional da Família podem encontrar-se nos seguintes lugares:

www.thefamilywatch.org

www.iffd.org

www.family2014.org